A Escola Secundária Leal da Câmara, foi criada em 1986 com a designação de Escola Secundária de Rio de Mouro. Em 1993, escolheu para seu patrono o Mestre Leal da Câmara, que nasceu na Índia em 1876 e faleceu na Rinchoa, Rio de Mouro, em 1948. Republicano convicto, foi professor e dedicou-se às artes, tendo-se distinguido como caricaturista.
Em 1986, a estrutura curricular da Escola era dominada pelo 3° ciclo do Ensino Básico. Com o decurso dos anos, foi-se afirmando progressivamente como escola secundária, processo concluído em 1999. No ensino nocturno, criado em 1993, o currículo foi sempre o do ensino secundário.
Grau de Ensino: Secundário; Profissional.
Espaços e recursos: Biblioteca Escolar; Educação e Formação de Adultos; Ensino Recorrente; Português para Falantes de Outras Línguas.
O dinamismo, a abertura aos projetos de professores, alunos e pais, a busca da inovação, a resposta às iniciativas ministeriais de modernização educativa, evidenciam o desejo da Escola responder aos anseios de uma educação adequada aos novos desafios.
Constituído em julho de 2012, o Agrupamento de Escolas Leal da Câmara (AELC) engloba a Escola Secundária Leal da Câmara (escola-sede) e as escolas do antigo Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro: Escola Básica Padre Alberto Neto, Escola Básica nº 1 de Rio de Mouro, Escola Básica nº 2 de Rio de Mouro, Escola Básica nº 2 da Rinchoa e Escola Básica nº 2 da Serra das Minas.
Av. Pedro Nunes 1, Rio de Mouro