Como Criar uma Página no Portal?

Se tem uma atividade comercial ou se é responsável por algum outro tipo de entidade (associação, clube desportivo, etc.) que esteja sediada ou que tenha instalações no concelho de Sintra, pode criar uma página gratuitamente neste portal.

O Portal Sintra Negócios faz a ponte entre as 18.000 empresas e os 380.000 habitantes do concelho, pelo que ao ter aqui uma página, estará a apresentar os seus produtos e serviços, de uma forma direta, aos potenciais clientes que se encontram fisicamente mais próximos de si.

Para que a sua página se destaque e gere o maior nº de contactos possível, é importante que dedique algum tempo a preparar os respetivos conteúdos (texto, logótipo, fotografias, etc.). Aqui ficam as nossas recomendações relativamente ao que é importante que prepare, antes de iniciar a criação da página:

♦ Nome – Utilize o seu “nome comercial” (que pode não ser igual ao nome da empresa). Se tiver uma loja, o seu “nome comercial” é o que estiver escrito no toldo.

♦ Slogan – O slogan aparece nos resultados das pesquisas e também no topo da sua página, pelo que é uma forma interessante de chamar a atenção dos seus potenciais clientes. Caso ainda não tenha um slogan, aproveite esta oportunidade para criar um.
Dica: Não escreva o “Nome Comercial” nem o “Slogan” TUDO EM MAIÚSCULAS. Torna-se mais difícil de ler, ocupa mais espaço e dá a sensação QUE ESTÁ A GRITAR!

♦ Apresentação – O campo da apresentação é o mais importante de todos. Recomendamos que tenha entre 3 a 6 parágrafos. Quanto mais completa for a sua apresentação, mais informação os seus potenciais clientes terão sobre si. E, igualmente importante, mais texto estará disponível para ser indexado pelos motores de busca, melhorando assim, por exemplo, o seu posicionamento no Google. Na apresentação, conte um pouco da história da sua empresa/negócio, diga quais são os produtos e serviços que comercializa, em que pontos é que se destaca da concorrência e termine com um convite para que o cliente faça uma visita à sua loja/empresa.

♦ Freguesia – Tenha a certeza de que indica corretamente a freguesia onde o seu negócio se localiza, uma vez que este é um dos campos de pesquisa principais. Pode consultar aqui a lista com as 11 freguesias do concelho de Sintra.

♦ Categoria(s) – Escolha também com rigor aquela que for a categoria ou categorias que melhor se adequarem à sua atividade. Pode consultar aqui a lista com todas as categorias disponíveis.

♦ Serviços Adicionais – Em algumas atividades, pode fazer sentido indicar a disponibilidade de alguns serviços complementares. Descubra aqui se será o caso da sua e quais são os serviços que poderá indicar.


LOGÓTIPO, FOTOS E VÍDEO

A escolha das imagens para ilustrar a sua página (assim como a qualidade das mesmas), é outro dos pontos fundamentais para a criação de uma página de sucesso. É importante que todas as imagens tenham uma excelente qualidade e muito boas cores. Lembre-se: quanto melhor for a impressão que causar aos seus novos potenciais clientes, maior será a probabilidade de se gerar um novo contacto, um pedido de orçamento ou uma visita à sua loja/empresa. Tenha por favor em atenção estas instruções:

♦ Tipo de Ficheiros (Logótipo, Galeria e Foto Principal) – Sempre em *.JPG ou *.PNG. Qualquer outro tipo poderá não funcionar e as suas imagens poderão não ficar visíveis.

♦ Tamanho das Imagens – O logótipo deve ser um quadrado, idealmente com 250x250px (se já tiver uma página no Facebook, pode utilizar por exemplo o mesmo logo). Já relativamente às fotografias, para que as mesmas sejam apresentadas com boa qualidade, o lado mais pequeno deve ter pelo menos 600px. As fotos em formato “deitado”, resultam normalmente melhor do que as fotos “ao alto”. A proporção ideal para as fotografias é de 4:3 (mas a maioria dos formatos funcionará bem).

♦ Nomes dos Ficheiros – Os nomes dos ficheiros que carregar na sua página (logótipo e fotos), não devem conter espaços, acentos nem cedilhas (exemplo: “foto-clinica-dentaria-1.jpg” em vez de “Foto Clínica Dentária 1.jpg”).

♦ Programa para editar/redimensionar as fotografias e o logo – Pode utilizar qualquer programa de edição de imagem que já tenha. Caso não tenha nenhum, recomendamos a utilização do Paint.NET (que é gratuito e está disponível em português). Pode fazer o download aqui.
Nota: Se não tiver as suas imagens nos tamanhos ideais e não souber como as editar, pode criar na mesma a sua página com as imagens que tiver.

♦ Vídeo – Caso tenha um vídeo de apresentação da sua empresa, dos seus produtos ou dos seus serviços, o mesmo deve ser previamente carregado no YouTube ou no Vimeo, bastando depois inserir o link no campo respetivo. Se não tiver uma conta no YouTube ou Vimeo, pode enviar-nos o ficheiro do vídeo (por exemplo, através do serviço WeTransfer ou do Telegram), que nós trataremos de o publicar através do nosso canal.


O CONTEÚDO DA PÁGINA

Neste momento, estes são os campos e funcionalidades disponíveis nas páginas.

♦ Logótipo
♦ Nome da Empresa/Loja/Serviço
♦ Slogan
♦ Apresentação
♦ Vídeo Promocional
♦ Localização Geográfica
♦ Galeria de Fotos (pode publicar entre 3 a 9 fotos)
♦ Serviços Adicionais
♦ Horário
♦ Contactos (Email, Telefones, WhatsApp e Página Web)
♦ Redes Sociais
♦ Formulário de Pedido de Informação/Orçamento (exceto nas secções dos Serviços Públicos e Património)
♦ Categorias
♦ Freguesia
♦ Acesso a uma Área Reservada (onde pode gerir facilmente os conteúdos da sua página e ter acesso a estatísticas diversas sobre a mesma)

Caso ainda não o tenha feito, leia agora a página das Perguntas Frequentes, onde irá encontrar as principais questões (e as respetivas respostas) relacionadas com a criação de páginas no portal.